Zé Maria vive com os pais e precisa estar medicado no seu dia a dia. O vencedor do primeiro Big Brother em 2001, tem uma vida bastante pacata depois de todo o mediatismo que viveu.
Na altura, Zé Maria sagrou-se o grande vencedor, levando para casa 100 mil euros, acrescido de um carro. A fama e sucesso, passaram a ser as palavras mais conhecidas no dicionário do jovem de barrancos.
Infelizmente, Zé Maria não conseguiu gerir todo o mediatismo, acabando a doença mental por se apoderar dele, tanto que em 2004, tentou suicidar-se atirando-se da ponte 25 de Abril, em Lisboa.
O ex concorrente passou a ser acompanhado em psiquiatria no Hospital de Beja, de onde faz medicação para conseguir lidar com o dia a dia sem grandes sobressaltos.
Hoje, Zé Maria vive na pacata aldeia de Barrancos, no Alentejo e trabalha como jardineiro da Câmara Municipal de Barrancos.
Apesar de estar bem, Zé Maria afastada a comunicação social e recusa mais fama: “Está tudo bem, obrigado. Está tudo ok, obrigadíssimo, mas compreenda que não vou falar”, disse à revista TV Guia.