Afinal, pode ou não, Will Smith ser obrigado a devolver Oscar? Chris Rock fez uma piada de mau gosto com Jada Pinkett Smith, companheira de Will Smith: disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia (uma doença que causa queda de cabelo), estrelar “G.I. Jane 2”. No filme, Demi Moore rapou o cabelo para dar vida a uma tenente.
A “piada” causou um silêncio constrangedor no teatro. Foi então que Will subiu ao palco, caminhou até Rock e lhe deu uma chapada. Em seguida, ele voltou para a plateia, sentou-se ao lado de Jada e gritou: “Mantém o nome da minha esposa fora da p*rra da tua boca”.
O New York Post analisou o código de conduta da Academia para entender se Will Smith poderia ser obrigado a devolver o seu prémio após protagonizar o episódio de violência.
Apesar dos dizeres do código, não há diretrizes claras sobre o que uma pessoa precisa fazer para ter um prémio revogado. Na realidade, até hoje a Academia nunca obrigou um artista a devolver a sua estátua — mesmo quando o premiado é acusado de crimes pela Justiça, como é o caso do diretor Roman Polanski. Por isso, parece improvável que Will tenha que abrir mão de seu Oscar.