Vila Nova de Foz Côa: Cão abandonado só gosta de dormir no presépio. De seu nome Podengo sempre demonstrou algum medo dos humanos.
A dona de um café, apercebeu-se de que era abandonado e dava-lhe comida, não podendo adoptá-lo, uma vez ter outros animais.
À PiT, Ana Maria Borges disse: “Eu dava-lhe comida, mas ele esperava que eu me afastasse para comer, sempre muito desconfiado […] Demorei, mas consegui a confiança dele. Quando por fim viu que eu não lhe fazia mal, passou a dormir à porta do café”.
E continua: “Como estava muito frio, comecei a pôr comida dentro do café para ele entrar […] E foi assim que tudo começou. À noite punha-lhe uma mantinha ao pé da lareira para ele dormir. Mas como também tenho um presépio dentro do café, era lá que ele gostava de se ir deitar. E assim continua a ser”, disse a proprietária do café que assume ter retirado o musgo do presépio e substituído por algodão: “É para o deixar mais quentinho”.
Neste momento, o que ela mais anseia é que o patudo encontre “uma boa família que o trate bem”. “Pelo menos tão bem como eu”, disse acrescentando que “Quem o levar, não se vai arrepender”, garante.
