Estudo provam que tudo na praia te faz bem, desde a água, a brisa, o tacto, até aos sons e as cores. Se sempre experimentas tranquilidade, paz e bem-estar quando vais para a praia, fica a saber que as sensações positivas não estão exatamente relacionadas a férias ou descanso, mas sim ao próprio ambiente.

Há estudos científicos que comprovam que tudo na praia faz bem, desde o mar até as cores e os sons:

Benefícios da praia para a saúd

Mesmo quem não gosta da água fria do mar pode tirar proveito das águas através da sua cor. Um estudo da Nova Zelândia afirma que o azul do oceano tem poder de reduzir o stresse e melhorar a qualidade de vida.

O ar que respiras, geralmente salgado, é espalhado pelas ondas do mar e, de acordo com estudos, promove melhoras ao sistema respiratório. Pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão na praia.

O mesmo ar que melhora a respiração também contribui para o descanso noturno. Isso porque os íons de hidrogénio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigénio e equilibrar os níveis de serotonina, resultando significativa melhora do sono.

O contacto físico com a água salgada do mar também é conhecido pela ciência por promover bem-estar físico. Estudos indicam que ela fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação.

Os sons do mar já são famosos por trazer relaxamento, mas fica a saber que os benefícios dos barulhos vão muito além. Um estudo feito pela Universidade de Exeter, Inglaterra, os sons do oceano activam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autor-reflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e auto-conhecimento seja ampliada.

Andar descalço na praia estimula benefícios ao corpo e à mente. A razão para isso são as redes nervosas e os pontos usados na acupuntura.

Da mesma forma que nosso pulmão absorve os íons do ar, nossos pés também o fazem através do contato com a terra. Um estudo no Journal of Alternative and Complementary Medicine explica os benefícios. Ao estar descalços, nos conectamos com a “carga de energia da Terra”.

Então se pretendes te desconectar e relaxar, o melhor é deixar o telemóvel em casa e passar um fim de semana na praia!

Partilha