Existem 5 sinais que o teu animal de estimação manifesta quando está com frio. Quando eles sentem frio, ativam os mecanismos para conservar o calor interno, enquanto se sentem calor, tentam expulsá-lo.

Existem raças adaptadas a climas frios, como o Husky Siberiano ou o São Bernardo; enquanto outros têm pelos muito finos e uma fina camada de gordura, como o Yorkshire Terrier ou o Chihuahua.

Todos os cães são capazes de sentir frio, embora alguns sejam mais adaptados do que outros. A primeira e mais óbvia manifestação de frio é provavelmente quando o cão começa a tremer, que é a mesma reação que temos quando trememos.

É um mecanismo de defesa no qual os músculos se contraem e relaxam rápida e repetidamente, dando origem a tremores que procuram gerar calor.

Sinais de que o teu cão está com frio

1) Ele dorme enrolado

Na hora de dormir, ele enrola-se em si mesmo, tentando manter-se aquecido. Também tenderá a dormir mais do que o normal.

2) Ele move-se lentamente

O frio causa rigidez muscular e, portanto, ele tenderá a mover-se menos ou mais lentamente, pois as suas articulações e músculos sentirão desconforto.

3) Mudanças na respiração

O frio afeta o sistema respiratório de forma muito direta, pode gerar problemas que dificultam a respiração e o cão pode ficar doente. Presta atenção se ele começar a tossir ou se houver muco nas narinas.

4) Pele seca

Em áreas mais desprovidas de cabelo, a pele pode ressecar. É frequente na zona do nariz, pontas das orelhas e zona da virilha e axilas. Hidratar muito bem essas áreas será essencial para seu conforto, podendo até ser necessário o uso de champô ou mousse hidratante.

5) Procura por calor

Em casa, ele procura fontes de calor ou prefere ficar ao sol.

O que fazer para que o meu cachorro não sinta frio?

Simplesmente preocupa-te em dar-lhe calor.

  • – Prepara uma cama bem acolchoada que o isole do frio do chão, por exemplo.
  • – Também podes colocar um cobertor se achares necessário.
  • – Se o cão dorme ao ar livre e tu não contemplas a possibilidade de ele estar dentro de casa neste inverno, encontra um espaço que o isole bem do frio, caso não queiras que ele adoeça. Uma casa impermeável com uma camada isolante, assim como um bom colchão espesso e confortável, até mesmo um par de cobertores, seriam uma boa opção.
  • Claro, tens que limitar os banhos e se forem realmente necessários opte por um banho seco ou um banho bem quente dentro de casa.