Conhece os segredos que poucos sabem para maximizar o reembolso do IRS.

    Este artigo tem como objetivo ficares a conhecer os segredos que poucos sabem para maximizar o reembolso do IRS.

    Pessoas com incapacidade superior a 60% têm direito a deduções fiscais adicionais.Para isso é importante inserir a percentagem de incapacidade no atestado multiuso e transferir as despesas de educação e reabilitação para a linha 606 do Anexo H, o que pode aumentar significativamente o reembolso do IRS.

    Além disso, é possível deduzir 25% dos seguros de vida associados ao crédito habitação, inserindo o valor pago na linha 605 do quadro 6B do Anexo H.

    No caso de mais-valias, ao vender uma segunda habitação e amortizar um crédito habitação dentro de três meses após a venda, deve-se declarar a venda no quadro 4 do Anexo G e preencher os dados da amortização no quadro 19, podendo deduzir despesas de compra, venda e obras de modernização dos últimos 12 anos.

    Para jovens que começaram a trabalhar após os estudos, o IRS Jovem oferece vantagens fiscais durante cinco anos, bastando para isso adicionar a linha 417 no quadro 4A do Anexo A ou preencher o quadro 3E do Anexo B, dependendo da situação contratual. Estas medidas podem representar uma poupança substancial em impostos.

    Com a introdução do Orçamento do Estado para 2023, as regras fiscais para criptomoedas em Portugal sofreram alterações significativas. Agora, se realizou transações de compra e venda de criptomoedas dentro do mesmo ano, especificamente em 2023, é obrigatório declarar essas operações e pagar uma taxa de 28% sobre as mais-valias obtidas.

    É essencial manter um registo preciso do valor de aquisição e de venda para preencher corretamente o Anexo G1, quadro 7 da declaração de IRS. Por outro lado, se as criptomoedas foram mantidas por mais de 365 dias, estão isentas de declaração e tributação.

    Além disso, é recomendável considerar o englobamento de rendimentos, que pode resultar em benefícios fiscais, especialmente para quem tem rendimentos mais baixos ou recebe o salário mínimo. A simulação do englobamento antes da entrega da declaração pode revelar vantagens financeiras significativas.

    Outro ponto crucial é a verificação do IBAN registado nas Finanças, para evitar atrasos ou problemas no recebimento de reembolsos.

    Por fim, a consignação de 0,5% do IRS a uma instituição da tua escolha é uma forma de contribuir para uma causa sem impacto no seu bolso, desde que se limite à consignação do IRS e evite a do IVA, para não incorrer em custos adicionais.

    Artigos Relacionados

    Big Brother: Sondagens revelam quem será expulso esta noite.

    Sondagens revelam quem será expulso esta noite. A noite de domingo promete fortes emoções com mais uma eliminação no Big Brother 2024. Os holofotes...

    Catarina Miranda fala após confronto com Francisco Monteiro.

    Catarina Miranda falou após confronto com Francisco Monteiro. A ex-concorrente recentemente abordou sua experiência no "Big Brother" após ser eliminada do programa devido a...

    “Big Brother” arrasado após a salvação de João Oliveira: “Verdadeira vergonha…”

    O "Big Brother" foi arrasado, após a salvação de João Oliveira. A gala do "Big Brother 2024" no último sábado, apresentada por Cláudio Ramos,...

    A Ferver