Agir salva vidas e por isso queremos que saibas o que deves fazer se o bebé parar de respirar ou se engasgar.

Um dos maiores medos dos pais de primeira viagem é de que aconteça algo ao seu filho e o bebé se engasgar é algo bem comum entre os pequeninos, que podem perder o ar facilmente até mesmo com um choro mais forte.

Neste caso, é só acalmá-lo que ele tranquiliza-se e volta a respirar em seguida. Porém, em alguns casos, como ingestão de leite e papas, ou até mesmo peças de brinquedos, é preciso agir rapidamente para salvar a sua vida.

Bebé engasgado e sem respirar: o que fazer
Tenta manter a calma e chama e liga para o 112. Enquanto isso deixa o bebé de barriga para baixo, com a cabeça levemente inclinada para baixo, apoiado em seu antebraço. Segura a cabeça e a mandíbula do bebé com a mão.

Dá até cinco tapinhas com as mãos no meio das costas do bebé e depois vira-o de barriga para cima e, na altura dos mamilos, faz cinco compressões no tórax com os dedos médio e anelar.

Depois, alterna com os tapas leves e as compressões até que perceba que ele desengasgou.

Causas de engasgos nos bebés
São causas a tosse, espirro, ânsia de vómito ou choro durante a alimentação. Outra causa é o facto do bebé beber líquidos quando esteve deitado.

Nunca deves deitar a criança antes de ter arrotado ou regurgitado, pois esta é uma das causas mais frequentes para os bebés se engasgarem. Além disso, alimentos em grãos, pipoca e pedaços de frutas grandes também contribuem para que eles se engasguem.

Peças pequenas de brinquedos são outro dos factores que fazem com que os pequenos se possam engasgar, por isso deves evitá-las ou fazer um controlo apertado sempre que o bebés se encontrar com esses obejctos juntoa si.