A sardinha é dos melhores peixes do mundo e possui inúmeros benefícios. Elas são uma excelente fonte de nutrição com grandes quantidades de vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos Ómega3.

Ecologicamente são muito importantes, pois fazem parte da alimentação de muitos outros peixes e mamíferos marinhos de grande porte como, tubarões, salmão, atum, lagostas e pássaros marinhos..

As sardinhas são fantásticas não só por terem sido o primeiro peixe a ser enlatado, mas principalmente por conta de seu impacto na vida de muitos povos, bem como na de outros animais marinhos.

Por ser um peixe da espécie dos gordurosos, a sardinha está cheia de gorduras essenciais ao bom funcionamento do corpo em geral. Sem falar das vitaminas e minerais.

Os ácidos graxos Ómega3 são componentes essenciais das membranas celulares e possuem propriedades anti-inflamatórias que previnem doenças cardíacas, reduz a tensão arterial e o risco de coágulos sanguíneos.

Além disso previnem o cancro, a doença de Alzheimer, demência, funções cognitivas, degeneração macular devido à idade e artrite reumatoide.

O Ómega3 também é muito indicado para mulheres grávidas e em fase de amamentação, pois está associado a um excelente resultado na saúde do feto.

Uma pesquisa realizada em 2014 confirmou que ácidos graxos Ómega3 também são eficientes no combate à depressão.

As sardinhas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como:

  • vitamina B-12;
  • vitamina D;
  • selênio;
  • fósforo;
  • cálcio;
  • niacina (B3);
  • iodo;
  • potássio;
  • magnésio;
  • riboflavina;
  • vitamina B6;
  • ácido pantotênico;
  • tiamina;
  • folato;
  • cobre;
  • ferro;
  • e zinco.

A vitamina B-12 ajuda o sistema cardiovascular e previne o cancro. É importantíssima para o bom funcionamento do nosso organismo, colaborando em muitas funções nervosas, cerebrais, na formação de células sanguíneas e inclusive na produção de DNA.

Já a vitamina D é essencial para o bom funcionamento dos músculos, para a comunicação celular e para a manutenção do sistema imunológico. Em parceria com o cálcio a vitamina D ajuda a proteger o corpo de doenças ósseas.

O mineral selênio que é um antioxidante tem uma importante função na reprodução, na tireoide e na produção de DNA. Cerca de 100 gramas de sardinha fornece 52,7 gramas desse mineral essencial que também participa na regulação do metabolismo.

A deficiência de potássio e magnésio pode causar problemas ósseos, pois esses minerais são importantes para o aumento da densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Também o cobre, o ferro e o zinco beneficiam os ossos.

As sardinhas contêm muitas proteínas que participam de forma ativa na formação de ossos e músculos saudáveis. Contribuem ainda para o bom funcionamento do sistema imunológico e no transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

A dose recomendada de proteínas para um humano adulto é de 46 a 56 gramas por dia; 100 gramas de sardinha contém 36,7 gramas desse macronutriente.

O alto teor de proteínas e ácidos graxos Ómega3 que são gorduras saudáveis, ajudam na perda de peso, pois alteram os processos metabólicos, suprimindo o apetite e reduzindo inflamações.

O òmega3 também participa na produção de leptina, uma hormona que envia informações de saciedade ao indivíduo.

A sardinha possui 2 tipos de Ómega3: o EPA, sendo vital para a saúde do coração, sistema inflamatório e imunológico; e o DHA, sendo fundamental para o desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso.

Entretanto, a Food and Drugs Administration (FDA) recomenda não consumir mais do que 3 gramas de EPA e DHA, combinados, por dia.

Alguns peixes possuem altos níveis de contaminação por mercúrio. No entanto, a FDA considera a sardinha um dos peixes com os mais baixos níveis de mercúrio.

Tanto a sardinha fresca quanto a enlatada oferecem benefícios à saúde. Porém, as sardinhas enlatadas têm um risco potencial para a saúde, pois contém um produto químico chamado bisfenol A, mais conhecido como BPA.

Portanto, para tirar proveito de todos os nutrientes que a sardinha tem é preferível que seja consumida fresca ou pelo menos que não venha dentro de uma lata.

A sardinha é um alimento muito eficiente, pois é baixo em calorias, porém está repleto de nutrientes essenciais à saúde.