Ricardo Martins Pereira colocou Cláudio Ramos no seu lugar: “Perigoso o caminho de se querer formatar quem opina”. O apresentador saiu em defesa de Daniela Santos após ela ter sido duramente criticada por Susana Dias Ramos e Ricardo Martins Pereira durante a final do Dilema.
No programa Dois às 10, Cláudio manifestou-se contra o tratamento dado à ex-concorrente: “O que eu não acho justo é que concorrentes saiam de dentro da casa onde estão tanto tempo e tenham duas pessoas [Susana Dias Ramos e Ricardo Martins Pereira] que os agridem à saída”, afirmou.
Em resposta, Ricardo Martins Pereira publicou um vídeo no Instagram, onde esclareceu a sua posição e criticou o ponto de vista de Cláudio: “Há aqui o equívoco do Cláudio Ramos. Eu acho que ele é contra a existência deste formato. (…) Portanto, o Cláudio Ramos devia falar com a direção da TVI para que não faça isto, para que não coloque um concorrente expulso em frente a dois comentadores”.
Ricardo defendeu que o papel dos comentadores é avaliar o jogo de forma honesta e direta, sem ser moldado por empatia, mas com justiça e educação: “A função do comentador não é ser empático. (…) A minha postura é ser justo, educado, cordial e frontal. Parece-me que foi isso que eu fiz sempre”.
Ele reforçou que os concorrentes, ao participar no formato, devem estar cientes de que serão avaliados criticamente, e que tentar limitar a opinião dos comentadores seria uma ameaça à liberdade de expressão.
Na legenda do vídeo, Ricardo deixou claro que não se revê nas acusações de Cláudio Ramose sublinhou o perigo de tentar moldar opiniões alheias para caberem em um formato que se julga correto.
Ele defendeu que a liberdade de opinião deve ser sempre preservada, destacando o respeito que tem por Cláudio Ramos, mas reiterando a sua discordância.