O PSP João Correia fez um desabafo em relação ao racismo: “Parece que para algumas pessoas virou moda…” .

Na sua rede social Facebook ele opinou relativamente às manifestações que têm sido feitas

“Farto de ouvir falar de racismo. Parece que para algumas pessoas virou moda.

Em anos de existência nunca o fizeram mas agora de repente como é moda e como está aí o “Black Lives Matter” vamos nos manifestar, como se fosse um evento da moda, tipo Coachella, vamos a manifestação com a roupa da moda, tiramos umas fotos e publicamos no Instagram com uma frase impactante como se algum dia quiséssemos saber do que se passa no nosso País (quanto mais a um que está a milhares de km).

Vamos nos manifestar por algo que aconteceu a milhares de km daqui, quando a 3 horas de avião, na Nigeria, ainda existem negros a serem escravos de negros, quando há umas semanas em Paio Pires um homem negro foi assassinado em público.

Vocês são os parasitas da sociedade, vão consoante a maré, sem nunca terem estado em contacto com a realidade. Criticam o trabalho dos outros como se fossem uns especialistas, atrás de um smartphone no vosso sofá a mandar umas papaias nas redes sociais.

Não digo que não haja pessoas racistas porque há. Em todo o lado vão haver pessoas ignorantes e eu próprio já passei por uma situação “racista”, mas e então? Ignorantes vão haver sempre, uma só pessoa não faz um povo.

Sou preto e polícia, entrei para a polícia com nota 20 na minha entrevista. Acham que o 20 foi devido a minha cor ou devido ao meu EU como indivíduo? Tenho colegas brancos que tiveram nota inferior… Mas espera… Se era branco não era suposto ter tido melhor nota que tu? Pois…

Dou-vos um dia para estarem na pele de um polícia, no dia a seguir querem desistir porque ficam estupefactos com a quantidade de PESSOAS estúpidas e ignorantes que andam por ai, que não vêem para além de uma farda azul e que por isso pensam que podem fazer e dizer tudo. Era só isto.”