Problemas de infertilidade dificultam Vanessa Martins de engravidar. Ela e Marco Costa estão juntos há seis anos e têm tentado ser pais, mas não está fácil.

Na sua revista Vanessa agora assume na sua própria revista, «ninguém sabe da história por detrás disso».

A blogger sofre de endometriose. «Na endometriose, o endométrio (tecido de revestimento do útero) desenvolve-se em localização variável fora do útero, formando massas de características benignas, com maior ou menor extensão. Nas várias localizações extra-uterinas, esse tecido sofre transformações semelhantes às que ocorrem no útero durante o ciclo menstrual, que se traduzem, mais frequentemente, em dor e infertilidade», explica o Hospital da Luz.

Na sua revista, ela conta, «Deixei de tomar a pílula. Algo me dizia que poderia demorar mais tempo do que o desejado. Ao fim de um ano de namoro (e com um pedido de casamento pelo meio) decidimos fazer alguns exames para saber se estava tudo bem.»

Fizeram vários exames e nunca tiveram resultados conclusivos. Deram então início à preparação para os tratamentos de inseminação «Fizemos a nossa primeira inseminação. Estávamos muito esperançosos. Mas ‘não pegou’.»

Todo este processo foi muito doloroso para o casal, e decidiram esperar algum tempo. Ela teve fortes dores abdominais, vómitos, sensações de desmaio. Marco Costa insistiu para que ela fosse vista por um médico, e foi aí que chegou o diagnostico. «Foi detetada endometriose na zona pélvica. Possivelmente, é essa a razão para não engravidar».

Entretanto o casal esteve afastado uns meses, e foi neste intervalo de tempo que iria ser operada para tratar do seu problema, mas ela conta, «Só fazia sentido com o Marco. Estando separada não iria tratar-me para engravidar».

Agora estão juntos novamente, querem muito ser pais e a operação já está marcada novamente.