Os políticos ganharam milhões a comentar em estações televisivas. As estações televisivas pagaram bem acima de 1,2 milhões de euros a mais de 70 políticos e ex-políticos em 2018.

Marques Mendes e Paulo Portas foram donos e reis desses milhões e há quem também tenha levado para casa 100 euros por minuto.

À segunda-feira Marques Mendes começa a preparar o comentário do domingo seguinte na SIC e ao longo da semana elimina e adiciona temas – que vai articulando com a jornalista Clara de Sousa.

Esse trabalho de Marques Mendes é mais intensivo a partir de sexta-feira onde “o esforço de preparação é bastante intenso”, diz. Recebe “vários emails com sugestões” de temas, referiu à revista à SÁBADO.

Quando questionado sobre possíveis tentativas de influenciar o comentário ele responde que “Diria que há de vez em quando iniciativas que podem ser interpretadas nesse sentido”, admite.

Porém, para Marques Mendes “Considero isso normal – ouço, analiso e decido.” É “normal” porque ele é um dos dois comentadores oriundos da política com maior audiência e impacto – é, também, o mais bem pago por programa.

A grande questão é quanto ganha Marques Mendes pelos comentários semanais, bem como Paulo Portas com o seu espaço “Global” no Jornal das 8 da TVI?

Marques Mendes e Paulo Portas ganha cerca de 7.500 euros brutos por mês, 85 euros por cada minuto falado, com 22 minutos todos os domingos. Já Paulo Portas ganha 7.200 euros por mês, 118 euros por cada minuto, 15,30 minutos em média todos os domingos.

Francisco Louçã, ex-coordenador do Bloco de Esquerda, ganha 2.500 euros por mês como comentador da SIC. Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, ganha entre mil a 5 mil euros por mês com a Renascença e a TVI.

António Leitão Amaro, deputado do PSD; recebe 1.500 euros por mês pelos comentários na SIC Notícias, e Marco António Costa (PSD) recebe 1.500 euros por mês para comentar também na SIC Notícias.

Fernando Medina declarou 40.680 euros em 2017 só de rendimentos nos comentários na comunicação social e Ana Catarina Mendes do PS, chegou a receber 400 euros por programa na TVI.

Mariana Mortágua recebe 1.500 euros mensais na SIC Notícias e Marisa Matias, também do Bloco, declarou que não é remunerada pela sua participação nos programas da TVI.

O Presidente da República que foi comentador televisivo durante muitos anos, chegou a receber 10 mil euros por mês na TVI, de acordo com o Correio da Manhã.

Créditos: Sabado

Partilha