Vê como pedir online a Certidão de não dívida às Finanças. A partir de hoje já podes pedir ao teu banco o formulário para solicitar a suspensão do pagamento da tua prestação do crédito à habitação durante 6 meses, se teve quebra de rendimentos por causa da COVID-19.

Vais ter de apresentar obrigatoriamente 2 documentos: Uma certidão de não dívida às Finanças e outra Certidão de não dívida à Segurança Social. Ambas podem ser pedidas online e ficam disponíveis IMEDIATAMENTE em PDF.

Para começar tens ir ao Portal das Finanças e entrar com a tua senha (e a do cônjuge, se o crédito à habitação está no nome dos dois).

Depois, no motor de busca (ao cimo da página) escreve “certidão de não dívida”.

  • A declaração de não dívida às Finanças, cujo nome oficial é “Certidão de dívida e não dívida”, é utilizada para comprovar que uma empresa ou um contribuinte particular não tem dívidas, isto é, que tem a sua situação tributária regularizada.
  • É utilizada em variadíssimas situações. Portanto, mesmo que não precise de pedir este adiamento, fica a saber como se pede esta Certidão.
  • Dos resultados todos vai escolher “Certidões”.
  • Depois, “Pedir certidão”. De seguida escolhe, entre as várias opções, “Dívida e não dívida”.
  • Depois de confirmar, recebe imediatamente no seu computador, telemóvel ou tablet, o pdf com a sua Certidão. Deve guardá-la para depois enviar por e-mail para o seu banco na semana que vem. O documento tem este aspecto.
pedir online a Certidão
  • Caso não tenha a sua situação tributária regularizada, a certidão de não dívida às Finanças mostra exatamente o montante que tem em dívida às Finanças.

A obtenção da declaração de não dívida às Finanças não tem qualquer custo para o contribuinte. É grátis.