Portugal: Um país com recursos para viver de forma auto-suficiente e fechar as fronteiras.

    Portugal: Um país com recursos para viver de forma auto-suficiente e fechar as fronteiras. Muitos portugueses desconhecem as imensas riquezas naturais do seu país.

    Portugal possui uma série de recursos valiosos que são frequentemente negligenciados. Entre esses recursos estão:

    1. A maior Zona Económica Exclusiva da UE, que se estende por uma vasta área equivalente a todo o continente europeu. Essas águas são ricas em peixes, mas são principalmente exploradas por outros países.
    2. Cerca de 80% do solo português é arável, mas infelizmente grande parte desse potencial está abandonado e subaproveitado.
    3. Portugal tem uma rede hidrográfica invejável em escala mundial, com rios e nascentes abundantes.
    4. Há grandes reservas de água doce em aquíferos subterrâneos praticamente inesgotáveis.
    5. Portugal possui as maiores reservas de ferro de excelente qualidade da UE e também abriga as maiores reservas de cobre da Europa, além de ser o segundo maior produtor mundial de tungsténio.
    6. O país tem grandes depósitos de lítio, cada vez mais valorizados na indústria tecnológica.
    7. Também há importantes reservas de terras raras, minerais essenciais para a produção de dispositivos eletrónicos e tecnologia avançada.
    8. Portugal detém as segundas maiores reservas de urânio da Europa, assim como reservas significativas de ouro, prata, platina e carvão mineral de alta qualidade.
    9. As águas do Oceano Atlântico que banham a costa portuguesa escondem riquezas incalculáveis, incluindo recursos marinhos e potenciais reservas de petróleo e gás natural.

    Apesar de todas essas riquezas naturais, Portugal muitas vezes não as aproveita adequadamente, seja por falta de investimento, gestão ineficiente ou interesses pessoais dos governantes.

    É uma pena ver um país com tanto potencial ser subaproveitado ou até mesmo oferecido a outros em negociações desfavoráveis. É fundamental uma gestão responsável e estratégica desses recursos para o benefício do país e do seu povo.

    Artigos Relacionados

    Helena Isabel rebenta com Francisco Monteiro.

    Helena Isabel rebentou com Francisco Monteiro. Conhecido pela sua participação no Big Brother, ele está prestes a lançar a sua autobiografia intitulada "O Improvável...

    Catarina Miranda confessou: “às vezes dão-me uma importância que acho que nem tenho.”

    Catarina Miranda confessou: “às vezes dão-me uma importância que acho que nem tenho”. A ex-participante do "Big Brother", chamou a atenção durante a gala...

    “O Cláudio é um apresentador que de imparcialidade tem zero”.

    "O Cláudio é um apresentador que de imparcialidade tem zero", disse Catarina Miranda numa recente entrevista à 'TV Mais'. A jovem de Almeirim partilhou a...

    A Ferver