O pai de Matilde agradeceu a todos os portugueses pela recuperação da filha. Matilde e Natália iniciaram o tratamento com o Zolgensma e estão internadas desde Segunda Feira no hospital de Santa Maria e por volta das 10 horas da manhã iniciaram a toma.

A administração do medicamento demorou cerca de uma hora e os clínicos aguardam agora que os sinais de recuperação das crianças se verifiquem já nos próximos meses.

No Programa Você na TV, o pai de Matilde disse que a filha está bem disposta e e agradeceu todo o apoio e ajuda dos portugueses.

“A bebé está bem, está bem disposta, já refilou connosco (entre aspas) e está a reagir super bem ao medicamento.

No dia de hoje fez-se história, os portugueses fizeram história, a partir de hoje há um futuro melhor para estas crianças, estamos com grandes expectativas.

Queria agradecer aos portugueses por terem acreditado na nossa história e na Matilde, uma história real…”.

Os médicos Hospital de Santa Maria disseram em conferência de imprensa como tudo ocorreu:

“Foi administrado hoje pela primeira vez o fármaco inovador a duas crianças seguidas no nosso departamento. Este tratamento surge como um beneficio acrescido e com uma vantagem em toma única”, disse Ana Isabel Lopes, diretora de pediatria.

“Foi fundamental observar que as crianças tinham estabilidade clínica.

Existe ainda um desconhecimento da nossa parte quanto à eficácia a longo prazo”, realçou. As crianças estão em estabilidade clínica”, disse.

“Correu bem a administração e ainda se encontram em vigilância. É uma administração simples, intervenosa, que decorreu durante uma hora”, indicou a médica responsável, Dra.Teresa.

“Vão ter alta dentro de 24 horas se continuar a correr tudo bem como até aqui” informou.