Misteriosa febre está a matar crianças na India. Pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, morreram numa semana e não se percebe porquê. Nenhuma delas testou positivo para a Covid-19.

As crianças do Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, têm tido febres altas e acordam encharcadas de suor.

Muitas delas queixam-se de dores nas articulações, dores de cabeça, desidratação e náuseas. Em alguns casos, relataram erupções na pele que se espalharam pelas pernas e braços.

Pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, morreram após ter febre, e várias centenas foram internadas em seis distritos na parte leste do estado.

Médicos em alguns dos distritos afetados – Agra, Mathura, Mainpuri, Etah, Kasganj e Firozabad – acreditam que a dengue, a infecção viral transmitida por mosquitos, pode ser a principal causa das mortes.

No entanto, ainda não está claro se uma epidemia de dengue é a única responsável pelas mortes relacionadas à febre em Uttar Pradesh.

“Se não investigarmos de maneira adequada e regular, muitas coisas continuarão sendo um mistério”, disse um virologista indiano que preferiu manter-se no anonimato.