As pesquisas comprovam que mãe de três filhos é a mais stressada de todas.

A pesquisa divulgada pelo Today, revela que as mães de três crianças acabam por ser mais stressadas do que aquelas que têm apenas uma, duas e até quatro crianças. Ao que parece, a partir do quarto filho, a mulher começa a relaxar e a estar mais tranquila.

É o chamado Efeito Duggar. Segundo o psiquiatra Janet Taylor, com quatro ou mais filhos, a mãe vê a vida de forma diferente, mais leve, pois não há espaço para pressões em fazer tudo bem.

Participaram 7.164 mães no estudo nos Estados Unidos desde 2013, sendo usada.  uma escala de 1 a 10 para medir o stress, sendo 10 o nível mais elevado.

A média no EUA rondou o nível 8,5, sendo os problemas financeiros, as exigências em casa e no trabalho os principais motivos para o nervosismo das mães, que elas próprias colocam nelas. Assim, quanto mais filhos a mulher tem, mais confiante ela é enquanto mãe.

Por outro lado, um estudo realizado nos últimos cinco anos pela Universidade Edith Cowan de Perth, na Austrália, afirmou que as famílias numerosas sabem melhor aproveitar a vida.

Segundo a ABC, a professora da Escola de Psicologia e Ciência Social, Bronwyn Harman, fez várias perguntas a diferentes pais e tipos de família em relação a questões sociais, adversidade e auto-estima.

FONTECrescer Contigo

Partilha