A mãe que abandonou o filho menor a tomar conta dos irmãos mais novos para ir a Lisboa responde por crime de abandono. A mãe de Bragança decidiu deixar os cinco filhos aos cuidados do irmão mais velho, de apenas 12 anos, enquanto se ausentava para uma viagem pessoal a Lisboa. A estadia na capital terá durado cinco dias até aos meninos serem resgatados pela PSP, anunciou a força de segurança esta segunda-feira.

Foi o irmão mais velho, de apenas 12 anos, que tomou conta de todas as crianças. Algumas apresentavam falta de higiene e sinais de total desleixo. Os menores foram encontrados vestidos de pijama e descalços.

A PSP disse ainda que a casa denotava uma total “falta de asseio e de quaisquer comodidades, sendo que as divisões estavam completamente desarrumadas, com lixo espalhado por todo o lado”.

A PSP contactou a mãe, de 39 anos, que mais tarde deixou de atender as chamadas. A mulher, que entretanto foi localizada, incorre, pelo menos, num crime de exposição ou abandono e situação de perigo.

“O interior da residência denotava total falta de asseio e de quaisquer comodidades, sendo que todas as divisões estavam completamente desarrumadas, com lixo espalhado por todo o lado”, segundo o relato da PSP.

“Perante este cenário, em face do perigo concreto para as crianças, não existindo qualquer familiar adulto que pudesse ser contactado, procedeu-se à retirada de emergência das crianças, a fim de salvaguardar a sua integridade e o seu bem-estar, as quais foram conduzidas para uma Instituição local de Apoio Social”, indica a PSP.