Brevemente num supermercado perto de ti terás disponível o novo Kit Kat que não estraga a dieta. Trata-se de uma nova criação da Nestlé feita somente com os grãos e a polpa da planta do cacau. O melhor de tudo é que contém açúcar adicionado.

Este novo chocolate tem 70 por cento de chocolate negro e a marca Nestlé está a usar uma técnica patenteada que transforma a polpa branca envolvendo os grãos do cacau num pó que contém naturalmente açúcar, servindo de adoçante.

“A redução do açúcar é inerente, não é um foco (…) É uma forma inovadora de produzir chocolate e de usar o melhor do grão do cacau”, disse à agência “Bloomberg“ Alexander Von Maillot, responsável pelo departamento de confeitaria da Nestlé.

“Usando a polpa torna o chocolate um produto mais premium”, diss Maillot. “O açúcar é um ingrediente barato”.

O chocolate terá assim menos 40 por cento de açúcar comparativamente aos chocolates actuais no mercado e a inovação surge numa altura em que os consumidores demonstram uma maior preocupação com a sua saúde e pretendem apostar em opções mais naturais e saudáveis.

Não menos verdade é também que a indústria alimentar e de bebidas tem estado sob pressão dos Governos e consumidores para reduzir o açúcar.

A Nestlé tem vindo desde 2000 a trabalhar na redução deste ingrediente, tendo já cumprido o seu primeiro compromisso público de reduzir em 10% o teor de açúcar em algumas das suas gamas de produto, entre 2014 e 2016. Além disso, até 2020 quer reduzir até 5% o açúcar dos seus produtos.

O novo Kit Kat vai ser lançado já este ano com 70% de chocolate negro com a nova receita, que não inclui açúcar adicionado. Em 2020 estima-se que já esteja disponível no mercado mundial.