Jovem militar encontra-se em coma no Hospital de Santa Maria. Um jovem militar do curso de Comandos teve uma súbita descompensação física e teve que ser levado de urgência para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A situação ocorreu durante uma instrução de marcha-corrida de 15 quilômetros, na qual o militar carregava uma carga de 5 quilos.

No quilómetro 14, o militar sofreu uma súbita descompensação física, que exigiu uma intervenção imediata. Os médicos decidiram induzi-lo em coma para proporcionar os cuidados necessários e facilitar o tratamento médico.

“Foi assistido um militar de sexo masculino pela equipa médica militar, tendo sido acionado o INEM, que concretizou a evacuação do militar para o Hospital Santa Maria”, disse o Exército em comunicado.

Ao jovem militar “foi diagnosticado um golpe de calor e pelos riscos inerentes de falência de órgãos foi admitido nos cuidados intensivos. A situação neurológica aconselhou a ser induzido o coma, situação em que se mantém”, lê-se ainda no referido comunicado.

A saúde e a recuperação do militar estão a ser acompanhadas de perto pela equipa médica do Hospital de Santa Maria.

O 139.º curso de Comandos foi suspenso por um período de quatro dias para que fosse realizada uma avaliação clínica de todos os instruendos. Essa avaliação incluiu a análise da marcha-corrida, e ocorreu no dia 16 de junho “para a distância de 20 km e com carga de 10kg, não se tendo registado quaisquer alterações fora dos padrões definidos”.

Através do comunicado, o Ministério da Defesa Nacional demonstra preocupação com o estado de saúde do militar e ressalta que todas as medidas necessárias estão a ser tomadas para garantir o seu tratamento adequado e apoio aos seus familiares. A instituição está empenhada em oferecer todo o suporte necessário durante esse momento difícil.