A importância de ensinar as crianças a dizer “por favor”, “obrigado” e “Bom dia”.

    Devemos ensinar às crianças a importância de dizer “por favor”, “obrigado” e “Bom dia”. Estas palavras podem lhe abrir muitas portas, e o respeito ao próximo é fundamental para que eles sejam igualmente respeitados

    O valor de dizer “obrigado” a tratar o próximo com respeito, o uso de “por favor” nos nossos pedidos ou interações com aqueles que nos rodeiam é um acto de nobreza e que precisa ser transmitido para as crianças.

    É bem possível que tu mesmo sejas “daquela geração”, em que foste ensinado que é fundamental tratar as pessoas com respeito, e que é necessário lidar com afeição, para que, por sua vez, também sejas tratado com reconhecimento e respeito.

    É essencial incentivar tais hábitos aos nossos filhos, para que no seu dia a dia, não só eles sirvam de exemplo, mas também incentivem ambientes sociais a se tornarem mais respeitosos e criar, assim, um amanhã mais íntegro.

    Pois, acredites ou não, pequenos gestos criam universos inteiros. O poder de agradecer, um gesto que devemos transmitir aos nossos filhos.

    Agradecer, dizer ¨bom dia¨ ou pedir as coisas com um ¨por favor¨ são gestos de cortesia. Acreditemos ou não, é uma maneira de fazer com que os nossos filhos pensem e deixem o habitual egocentrismo infantil, normal na infância, para que reconheçam os outros e as suas necessidades. Isso é algo que deve acontecer o mais cedo, no possível a partir dos 6 anos.

    Quando alguém oferece à uma criança de quatro anos de idade um presente, é comum que os pais falem “o que se diz agora?”, e a criança, quase com relutância e silenciosamente, diz ao outro “obrigado”

    Não importa se temos que repetir muitas vezes: chegará um momento em que será automático, sem que ela se dê conta. Quando pede com um “por favor” algum material em sala de aula, ela pode descobrir um colega que lhe oferece o item com sorriso. Por sua vez, ao dizer “obrigado”, a outra criança irá responder de forma simpática.

    Tudo isso promove conexões poderosas com base em emoções positivas.
    Esta transição entre agradecer com obrigatoriedade e o ponto em que a criança o faz espontaneamente e com simpatia é um processo maravilhoso que irá reverter positivamente na sua vida.
    Os gestos positivos fornecem aconchego, pois tratar o próximo com respeito torna as coisas mais fáceis.

    Portanto, quando a criança descobre que dar bom dia, que pedir por favor e agradecer lhe proporciona benefícios e um tratamento positivo, nunca irá deixar de fazê-lo.
    Vale a pena ter isso em conta.

    Créditos: O Segredo

    Artigos Relacionados

    Diana Lopes é implacável com uma concorrente do Big Brother: “Vou aplaudir de pé se ela não vencer”

    Diana Lopes foi implacável com uma concorrente do Big Brother: "Vou aplaudir de pé se ela não vencer". Diana Lopes destacou-se pela sua postura...

    José Condessa está apaixonado por um homem?

    José Condessa está apaixonado por um homem? O ator é conhecido pelos seus trabalhos na TVI e na Netflix. Ele abriu o coração numa entrevista...

    Cláudio Ramos coloca Catarina Miranda em sentido após recusa de novos concorrentes.

    Cláudio Ramos colocou Catarina Miranda em sentido após recusa de novos concorrentes. Num episódio recente do "Big Brother", a tensão estava alta quando Cláudio...

    A Ferver