Hoje trazemos-te 10 sinais de que o teu gato vive uma vida feliz ao teu lado. Podes ver a seguir e tirar as tuas conclusões.

1) O teu gato cumprimenta-te com uma recepção calorosa

Saberás que o teu gato fica feliz com as boas-vindas que recebes quando acordas, ou quando chegasem casa depois de um dia de trabalho e eles vêm receber-te na porta. 

Se eles ficarem felizes em ver-te, mostram uma cauda reta e ereta, orelhas eretas e esfregam as orelhas, rosto e corpo ao redor das tuas pernas.

2) O teu gato fala

O ronronar é um bom indicador de que um gato está feliz, mas um gato falando normalmente é um bom sinal. 

Quanto mais agudos os sons, melhor, pois às vezes os miados mais graves podem indicar que eles estão frustrados e querem algo.

3) A maneira como um gato se senta ou se deita é uma indicação de que ele está feliz.

Um gato que não está feliz não vai descansar ou se acomodar perto de ti e não ficará confortável. 

Um gato feliz e relaxado descansará com as patas sob o corpo, as patas dianteiras dobradas para dentro e os olhos semicerrados. 

Um gato deitado de costas com as pernas para cima também é um bom sinal de um gato feliz.

4) Acomodar-se no teu colo e fazer um ninho

Os gatos têm uma forma única de mostrar o quão felizes estão, quando se enroscam no teu colo, além de ronronar e adormecer que são os sinais mais evidentes. 

5) O comportamento confiante é um sinal muito bom de um gato feliz

Um gato confiante manterá a cabeça erguida, terá um bom apetite e se interessará pelo ambiente ao seu redor. 

Ele mostrará curiosidade movendo a cauda de um lado para o outro e tendo olhos arregalados. Ter as orelhas voltadas para a frente e bigodes relaxados também são sinais de um gato satisfeito.

6) O comportamento lúdico é um sinal de um gato feliz

Os gatos mais velhos podem brincar menos, mas ainda assim se divertirão e interagirão de forma lúdica com os donos que os fazem felizes, bem como com outros animais domésticos de quem gostam e em quem confiam. 

Os gatos vão mostrar que estão felizes e querem brincar de várias maneiras, talvez deitando-se de lado e mexendo o rabo. 

7) Ter uma aparência saudável é sinal de um gato feliz

Os gatos precisam de ser bem cuidados e satisfeitos fisicamente, bem como emocionalmente felizes. Se eles se sentem felizes, eles se mantêm bem arrumados. Os gatos se arrumam e se mantêm limpos quando estão felizes.

Se eles não estiverem felizes, eles vão parar de se escovar.

8) Um gato feliz dorme de forma social

Quando o teu gato está infeliz, ele esconde-se e dorme muito mais do que o normal, então este é um sinal a ter em atenção. No entanto, gatos felizes dormem menos e escolherão seu local de dormir com cuidado.

Um gato feliz escolherá dormir com outros gatos, ou se enroscar ao teu lado no sofá, ou na ponta da tua cama.

9) Um bom apetite é um ótimo sinal de um gato feliz

Eles pedirão comida esfregando-se nas tuas pernas e miando, levando-te vocalmente para a tigela de comida. Eles estão a dizer que sabem que és tu quem cuida deles e eles confiam em ti.

10) Dar presentes

Presentear-te um verdadeiro sinal de que p teu gato te ama e está feliz, pois está a partilhar a tua recompensa de caça suada e isso é um verdadeiro privilégio que ele não pode dar a muitas pessoas. É a confiança máxima.