Gabriel, de 3 anos, necessita de um doador de medula óssea para lutar contra a leucemia.

    Gabriel, de 3 anos, necessita de um doador de medula óssea para lutar contra a leucemia. Gabriel Santos é um menino de Marco de Canaveses que sofre de leucemia linfoblástica aguda desde setembro de 2022.

    Ele tem apenas três anos e precisa de um transplante de medula óssea para ter uma chance de cura. Ele está internado no IPO do Porto, onde faz um tratamento intensivo para eliminar as células cancerígenas da sua medula.

    A mãe, Célia Sousa, disse ao “Jornal de Notícias” que o filho tinha terminado a primeira fase do tratamento em julho deste ano, mas que na semana passada descobriu que a leucemia tinha voltado. “Ele fez exames ao coração, cérebro e testículos, que são os órgãos mais afetados pela leucemia. Felizmente, estavam todos bem, mas na medula ele já tinha 71 por cento de blastos, que são células imaturas que não conseguem combater as infeções”, explicou Célia.

    Agora, Gabriel vai fazer um novo tratamento, mais forte e mais longo, para tentar limpar o seu organismo da leucemia e prepará-lo para o transplante. Mas para isso, ele precisa de encontrar um dador compatível de medula óssea, o que não é fácil.

    Os pais do “pequeno girassol”, como é chamado com carinho, lançaram uma campanha nas redes sociais para incentivar as pessoas a se inscreverem como dadoras. “Mesmo que não sejam compatíveis com o nosso filho, podem salvar a vida de outra pessoa que está na mesma situação. É a nossa última esperança”, pedem.

    “Para ser dador, basta dar uma amostra de sangue para análise. Depois, ficam registados como dadores e podem ser chamados para doar a alguém de qualquer parte do mundo que precisa muito de viver!”

    Artigos Relacionados

    Helena Isabel rebenta com Francisco Monteiro.

    Helena Isabel rebentou com Francisco Monteiro. Conhecido pela sua participação no Big Brother, ele está prestes a lançar a sua autobiografia intitulada "O Improvável...

    Catarina Miranda confessou: “às vezes dão-me uma importância que acho que nem tenho.”

    Catarina Miranda confessou: “às vezes dão-me uma importância que acho que nem tenho”. A ex-participante do "Big Brother", chamou a atenção durante a gala...

    “O Cláudio é um apresentador que de imparcialidade tem zero”.

    "O Cláudio é um apresentador que de imparcialidade tem zero", disse Catarina Miranda numa recente entrevista à 'TV Mais'. A jovem de Almeirim partilhou a...

    A Ferver