Estudo aponta que casar faz bem: diminui níveis de stress e aumenta imunidade.

    Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, EUA aponta que casar faz bem já que diminui os níveis de stress e aumenta imunidade. O casamento evita solidão e forma prática, ajuda até nas finanças, pois facilita a divisão de despesas. E os benefícios de viver junto com a pessoa amada não param por aí.

    Testes realizados em laboratórios através da colecta de saliva de 572 adultos saudáveis entre 21 e 55 anos de idade mostraram que, entre as pessoas casadas, os níveis da hormona cortisol, libertada em situações de stress, são menores do que entre solteiros, divorciados ou viúvos. As avaliações foram feitas durante três dias não consecutivos.

    Publicado pela revista Psychoneuroendocrinology, o trabalho científico explica que o cortisol apresenta picos no período da manhã e é reduzido ao longo do dia. Entre as pessoas casadas, a diminuição é mais rápida, o que significa menores ricos de doenças cardíacas e melhora na proteção do organismo contra doenças.

    Ao mesmo tempo em que o casamento é uma união entre um homem e uma mulher que se comprometem a amar-se, é também o início de uma nova etapa na vida dos dois.

    Os benefícios são muitos, sejamos ou não conscientes disso. Assim, o facto de contar com um apoio emocional a qual recorrer nos momentos mais difíceis. Mas não é só isso: pesquisadores norte-americanos descobriram que o casamento está directamente relacionado a um coração mais saudável.

    Não é o primeiro estudo que trata dos efeitos benéficos do casamento sobre a saúde. Uma pesquisa do University College de Londres que analisou os dados de mais de 812 mil pessoas em 15 estudos anteriores concluiu que o casamento ajuda a prevenir a demência. Solteiros apresentaram 42% mais chances de contrair demência a longo prazo.

    De novo, os pesquisadores hipotetizaram que a razão está no estilo de vida diverso. Pessoas casadas têm horários de sono mais regulares e atividades menos nocivas à saúde, além de um convívio social mais intenso – algo importante para manter uma boa saúde mental.

    Artigos Relacionados

    Especialista irritada com Catarina Miranda: ‘Não respeita nada nem ninguém’

    A especialista Susana Areal irritada com Catarina Miranda: 'Não respeita nada nem ninguém'. A conhecida especialista em comportamento, expressou descontentamento com as recentes ações...

    Francisco Monteiro esclarece após ameaça de abandonar as galas do ‘Big Brother’

    Francisco Monteiro esclareceu após ameaça de abandonar as galas do 'Big Brother'. O vencedor do Big Brother 2023 e comentador das edições seguintes, tem...

    Catarina Miranda ‘convencida’ sobre David Maurício: ‘Ele acha-me engraçada. Há um interesse ali por mim…’

    Catarina Miranda 'convencida' sobre David Maurício: 'Ele acha-me engraçada. Há um interesse ali por mim...'. Durante um almoço reservado, Catarina Miranda, Alex Ferreira e...

    A Ferver