Sem papas na língua, Sousa Tavares disse: “Estou farto da Greta Thunberg”.O comentador compara a jovem ativista pelo ambiente a Joacine Katar, deputada do Livre.

Ele diz que ela “Cumpre o seu papel… Eu estou um bocadinho farto dela. Acho que ela é a Joacine Katar da Escandinávia. Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg”, insistiu.

Para Sousa Tavares, o mais importante são os decisores políticos, sobretudo os presidentes de Brasil e EUA: “Acho que ela não é a parte importante disto. Se ela conseguisse convencer o Trump e o Bolsonaro… Sem os decisores e a vontade de decisão política, não avançamos”, considerou.

A jovem sueca, de 16 anos, encontra-se em Lisboa, para participar na cimeira do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Presidente da República saudou a chegada da ativista a Lisboa, mas não irá cumprimentar a jovem já que tal podia a seu ver “ser considerado aproveitamento político”.

Greta Thunberg é considerada uma das vozes mais conhecidas na defesa do ambiente e as greves climáticas que iniciou são agora seguidas por milhões de jovens do mundo inteiro.