“É na dura realidade de uma relação que aprendemos a amar-nos”, afirma Padre Ricardo Esteves.
Podes ler a seguir, na íntegra, a partilha feita na sua conta de Instagram:
“Às vezes, é na dura realidade de uma relação que aprendemos a amar-nos. Ora vejam: ela nunca soube como lhe fazer entender o quanto as suas atitudes a magoavam. Súplicas, gritos, reclamações… nada funcionava. Não soube colocar limites, nem soltar a tempo essa relação que lhe trespassava o coração. E, sem que ele pedisse, cada dia, ela dava-lhe novas oportunidades, mas ele não notava”, começou por dizer.
E continuou: “Ignorava as palavras dela, como aquele que ignora uma planta, pensando que a planta viverá sem água. Mas ela pensava que ele um dia iria entender. Ele era a razão da sua felicidade e, isso era o que realmente a ia diminuindo a ela. Por isso, ela ia ficando, tentando, cuidando. Ela amava-o, e desculpem está expressão, na estúpida crença humana que amar é dar-lhe tudo por nada.”
“Eram tantas as atitudes que a magoavam, que passo a passo, ela mesma, pouco a pouco, se afastava. Foi calando os seus “quero-te”, afogando as suas palavras. Foi-lhe fechando o coração pouco a pouco, para ver se ele se inteirava e dava conta do seu grito silencioso. Mas os seus silêncios não funcionaram, nem mesmo os seus gritos. Não funcionaram as suas orações, nem as lágrimas, nem os queixumes. Ela mesma se fartou de todo este drama, em que, inevitavelmente, caiu. Foi vítima da sua própria falta de amor, mas era a ele que ela culpava, quando na realidade ele só foi o cúmplice perfeito, para que ela se sentisse assim.”
E acrescentou: “Até, que um dia, depois de tanto chorar, levantou-se renovada, com força de o deixar. E foi aí, que ele viu nos seus olhos que ela estava decidida, e quis fazer de tudo para que ela não fosse embora. Mas, já era tarde, ele tinha-a ensinado a amar-se e a soltar-se. Já era impossível retê-la. Se estás numa relação, seja ela qual for, cuida-a!!! Porque não há nada mais belo, importante e perfeito na vida, do que amar e ser-se amado. Um dia muito feliz para todos com Deus no coração🙏🍀❤️“, concluiu Padre Ricardo Esteves.