Prós e contras de dormir com o cão e com o gato. Muitos donos e animais de estimação adoram ficar juntinhos na hora de dormir.

Mas esse hábito temvantagens e desvantagens. De entre as vantagens temos que:

Fortalece o vínculo entre animal e dono

Ao optar por dormir com o teu animal de estimação, com certeza o vínculo entre vocês dois será fortalecido. Afinal de contas, o contato próximo gera mais intimidade e favorece a amizade com os bichos.

Beneficia a saúde

Há um benefício emocional — e até mesmo físico — de dormir com animais. Uma pessoa stressada ou deprimida pode se sentir relaxada ao receber o carinho do animal na cama. Até mesmo um nervosismo, que poderia elevar a tensão arterial, pode ser aliviado quando o bicho faz companhia ao dono.

Melhora o sono

O carinho e o relaxamento ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Deixa as crianças mais seguras

Crianças que dormem com seus pets se sentem mais seguras, especialmente aquelas que têm medo de escuro. Nem é preciso que o animal fique na cama. Basta que esteja no quarto para fazer companhia ao pequeno ou à pequena.

Por outro lado também existem desvantagens:

Pode transmitir doenças

Se o animal não estiver devidamente vacinado ou medicado contra vermes e parasitas, ele pode transmitir doenças para os donos. Portanto, deve ter a saúde em dia.

Há riscos de crises alérgicas

Quem tem alergias ou asma, deve evitar dormir com animais. Os pelos dos pets vão gerar crises alérgicas, cujos principais sintomas são lacrimejamento, espirros, coriza, obstrução nasal e comichão na garganta ou no nariz.

Em alguns casos, prejudica o sono

Para quem tem dificuldade de dormir, levar o pet para cama pode não ser uma boa ideia. Muitos cães, por exemplo, costumam roncar, se mexer bastante, rosnar e, até mesmo, latir durante a noite. Esse comportamento pode atrapalhar o seu descanso. Portanto, pessoas de sono leve devem evitar dormir com animais.