Uma pesquisa aponta que dormir ao fim de semana pode ajudar a viver mais anos. Também és aquele tipo de pessoa que usa os fins de semana para compensar o sono perdido durante a semana?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Stress da Universidade de Estocolmo, na Suécia, dormir aos sábados e domingos, ajuda a viver mais anos.

Para análise, cientistas examinaram dados sobre hábitos de sono colectados de mais de 43.000 pessoas com menos de 65 anos de idade.

Os resultados, publicado no Journal of Sleep Research, mostraram que a esperança média de vida era 35% mais alta entre adultos que dormiam durante 5 horas ou menos nos 7 dias da semana, comparando com aqueles que dormem de 6 a 7 horas. Já as pessoas que dormem pouco durante os dias úteis, mas conseguem compensar nos finais de semana (no mínimo 8 horas) não tiveram diminuição aumento na esperança média de vida.

Para o pesquisador Torbjörn Akerstedt ao a pesquisa sugere que a “compensação de fim de semana é boa” se perderes algum sono durante a semana.

No entanto, o estudo tem as suas limitações, já que os participantes foram solicitados a recordar os seus padrões de sono, em vez de serem observados dormindo. Porém, factores como índice de massa corporal, tabagismo e atividade física foram levados em consideração na pesquisa.

Em 2016, um estudo feito pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos descobriu que Compensar falta de sono do dia a dia durante o fim de semana reduz risco de diabetes tipo 2.

É importante não esquecer que já foi comprovado em outros estudos que pessoas em privação de sono podem fazer escolhas alimentares piores, o que por si só já aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a privação de sono está ligada ao aparecimento de outras doenças, como AVC.

Créditos: Minha Vida