Hoje queremos que conheças as diferenças e as semelhanças entre coronavírus e gripe. O coronavírus (no caso o Covid-19) e a gripe sazonal são ambas doenças respiratórias infeciosas, a verdade é que apresentam algumas diferenças, desde logo no que concerne à sua origem.

A gripe sazonal é causada por vários tipos e subtipos do vírus Influenza, enquanto que o Covid-19 é motivado por um vírus novo, distinto dos outros coronavírus já conhecidos, como o SARS e o MERS. Esta nova patologia pode também ser designada como síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 ou SARS-CoV-2.

As maneiras de transmissão de ambos os vírus são idênticas, passando de pessoa para pessoa através de gotículas disseminadas por uma pessoa infetada, nomeadamente através da fala, da tosse ou dos espirros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que os dados mais recentes levam a concluir que o Covid-19 não se transmite de uma maneira tão eficiente como o vírus influenza.

Isto, talvez, porque na gripe sazonal as pessoas podem ser contagiosas antes mesmo dos sintomas se manifestarem, enquanto com o Covid-19 parece que o tempo de incubação é menor e os indivíduos, quando contagiosos, já manifestam sintomas da doença, o que ajuda a acautelar medidas preventivas de não contágio atempadamente.

Este será, talvez, o ponto em que os dois vírus apresentam mais semelhanças. Febre, tosse, mialgias (dores no corpo), mal-estar, cefaleias, vómitos e diarreia podem ser tanto manifestações de uma gripe sazonal, como do Covid-19.

Porém, alguns estudos têm permitido encontrar uma caraterística comum aos vários doentes com Covid-19 e que são as febres altas. Ao contrário da gripe sazonal, em que a febre pode ser ligeira e passageira, parece que no caso deste coronavírus a temperatura manifesta-se de forma bastante evidente.

Comum a ambas as doenças é também o modo como elas podem evoluir e que pode ir de uma infeção assintomática, a uma pneumonia vírica.

Se, atualmente, ainda podemos afirmar que a taxa de mortalidade do Covid-19 é superior à da maioria dos vírus da gripe, no futuro, essa taxa poderá ser equivalente à de uma gripe sazonal grave, por exemplo.

No caso da gripe sazonal, todos conhecemos medicamentos antivirais que ajudam a combater os sintomas daquele vírus e a encurtar o período de manifestação da doença. Já no que respeita ao Covid-19, ainda não existem medicamentos antivirais aprovados para o tratamento desta patologia, pelo que estão a ser utilizados medicamentos de suporte, para alívio dos sintomas.

Se reunires os sintomas de Covid-19, indicados acima, e tiveres viajado para uma zona de risco ou afetada pelo vírus, e/ou tiveres contactado com alguém contagiado, deves tomar algumas medidas de precaução.

Assim, se preencheres estes pressupostos, deves manter-te calmo, isolado e entrares em contacto com a linha de saúde 24 (808 24 24 24), para obter mais informações e indicações sobre o que fazer.