Descobre como afastar formigas e moscas da cozinha para sempre. Se tens bichinhos indesejados aí por casa e já tentaste de tudo para os eliminar, vê como afastar formigas e moscas da cozinha de uma vez por todas.

  • Cravo da índia e limão: espeta cravos em gomos de limão. A conjugação dos cheiros destes dois ingredientes funciona como um sinal químico negativo que afasta alguns insectos.
  • Água, álcool e cravo da índia: o cravo também é um óptimo repelente de insectos se misturado com água e álcool, pois o álcool vai intensificar ainda mais o aroma do cravo. Mistura 145ml de álcool, 50ml de água e 5g de cravo, deixa apurar durante 3 dias e, de seguida, utiliza essa mesma mistura para limpar a banca, depois de já ter cozinhado.
  • Água, álcool e arruda: como alternativa ao cravo, podes ainda utilizar a arruda, especialmente se pretenderes afastar moscas. Segue as dosagens da solução anterior e, caso não tenhas arruda, substitui por especiarias como a pimenta ou a canela.
  • Louro, eucalipto, manjericão: num pequeno saco de pano, de preferência com perfurações, coloque folhas de louro, manjericão e eucalipto. Distribui estes sacos pelos armários e gavetas, para garantir que as formigas não se aproximam.
  • Casca de laranja, vela e cravo da índia: Corta a laranja aos gomos e pouse sobre os gomos pequenas velas e cravos. Coloca em locais altos (em cima dos armários, por exemplo) e não será atormentado pelas moscas.
  • Cravo da índia no açucareiro: a maior atração das formigas é mesmo o açúcar. Por isso, para teres a certeza que elas não aparecem no teu açucareiro, deposita dentro dele alguns cravos.
  • Garrafa de plástico, açúcar mascavo e fermento: para dizer adeus às moscas, corta uma garrafa de plástico pequena e pinta-a de preto. Dentro dela coloca – 1 colher de açúcar mascavo (previamente fervido num copo de água), e 1gr. de fermento biológico fresco. Coloca num local elevado (em cima do frigorífico, por exemplo). Todos os meses, deita essa mistura fora e faz uma nova.