Deixar o bebé andar descalço fará com que tenha músculos mais fortes. De acordo com um estudo da Universidade Complutense de Madri, deixar o bebé descalço ajuda no desenvolvimento da sua inteligência e sistema nervoso, entre outros benefícios.

  1. Conhecimento do mundo
    Os pés do bebé são uma das ferramentas mais importantes para que ele possa conhecer o mundo, pois têm uma maior sensibilidade táctil, muito mais fina do que as mãos, o que ajuda a obter informações do mundo exterior. Os seus pés permitem que ele receba estímulos importantes que influenciam o seu desenvolvimento sensorial.
  2. Melhor desenvolvimento psicomotor
    Deixar o bebé descalço por algum tempo por dia permite ainda o reconhecimento de sensações relacionadas a temperaturas e texturas, que favorecem seu desenvolvimento psicomotor, ou seja, aprendizagem, maturação e melhora de suas estruturas nervosas (cérebro, nervos, músculos, etc). Superfícies como areia, água, grama ou tapetes esponjosos são perfeitos para estimular seus sentidos e ajudá-lo a explorar o mundo.
  3. Amadurecimento do sistema nervoso
    Descalço, o teu bebé garante amadurecimento mais abrangente do sistema nervoso, o que favorece controle dos seus músculos e membros, bem como um melhor desenvolvimento intelectual e social.
  4. Melhor posição das articulações e músculos mais fortes
    Quando a criança coloca a sola do pé em contato com superfícies irregulares, estimula os seus reflexos posturais, que lhe permitirão manter uma boa postura. Isso, consequentemente, ajuda a melhorar a posição das articulações e a fortalecer os músculos
  5. Maior conhecimento do corpo
    Sem sapatos, quando leva os pés até as mãos e realiza outros movimento, o bebé experimenta e conhece melhor os limites do seu corpo. Essa descoberta também influencia o seu desenvolvimento cognitivo.
  6. Mais agilidade
    Quando ele anda descalço, é mais provável que ele olhe para cima, porque os seus pés lhe enviam as informações que ele deve saber sobre a superfície em que ele está a pisar. Ou seja, os seus pés o ajudam a se orientar e isso também permite que ele se sinta mais seguro e ágil no ambiente.
  7. Melhor equilíbrio
    O facto dele andar com toda a sola do pé ajuda a ter uma maior consciência de cada etapa. Dessa forma, ele tem mais informações para organizar seus padrões de movimento e permanecer em equilíbrio.
  8. Agora já sabes por que deve deixar o teu bebé sem meias e sapatos por mais tempo. Apenas esteja ciente das superfícies em que o bebé pisa para evitar qualquer tipo de lesão.