Cláudio Ramos arrasou Maria Botelho Moniz e ‘deu lustre’ à TVI. Após se despedir do programa “Dois às 10” em novembro de 2023 para gozar a licença de maternidade, foi substituída por Cristina Ferreira.
Em março de 2024, quando regressou à televisão, Maria não recuperou o seu lugar nas manhãs da TVI, uma vez que Cristina Ferreira permaneceu como apresentadora ao lado de Cláudio Ramos. Desde então, Maria tem estado responsável pelos diários dos reality shows da estação.
Segundo uma fonte próxima à revista TV Mais, Maria está a passar por um período difícil, mostrando-se menos alegre do que quando apresentava o “Dois às 10”. A mesma fonte referiu que este foi um grande golpe para a apresentadora, que se sente magoada e desiludida, especialmente por ter perdido o seu espaço profissional num momento de felicidade pessoal com o nascimento do filho.
Cláudio Ramos, em entrevista à revista Nova Gente durante a apresentação da nova grelha da TVI, comentou a situação. Ele enfatizou que a TVI, como qualquer empresa privada, toma decisões baseadas em audiência e lucro, e que todos os apresentadores são peças que precisam se encaixar na engrenagem: “Eu sou uma peça de trabalho, (…) tenho que entender e respeitar as decisões de quem manda, que deve fazer a análise certa para perceber para onde é que um peão como eu, como a Maria, como a Cristina ou seja quem for deve ir para funcionar melhor na engrenagem da empresa. Não acho que ninguém tire ninguém de determinado programa para prejudicar as pessoas ou a empresa”
Segundo Cláudio, essas mudanças não visam prejudicar os profissionais, mas sim otimizar os resultados da estação.
Ele concluiu dizendo que entender isso evita desilusões, já que os programas pertencem às estações e não aos apresentadores.