“A Catarina Furtado, agora, quer é vadiagem, passeio e festas”. Ela é uma das apresentadoras mais conhecidas e queridas da televisão portuguesa.
Mas será que a sua vida pessoal está a influenciar a sua imagem pública? Desde que anunciou o fim do seu casamento com João Reis, Catarina tem mostrado um lado mais descontraído e ousado nas redes sociais, partilhando fotos em biquíni e revelando as suas viagens pelo mundo.
Esta mudança de atitude não passou despercebida aos olhos dos comentadores do programa Manhã CM, da CMTV, que debateram o assunto na última segunda-feira. Um deles, Léo Caeiro, comparou Catarina Furtado com Cristina Ferreira, outra apresentadora que também se separou recentemente e que tem sido alvo de muitas críticas por parte do público e da imprensa.
Léo Caeiro defendeu Cristina Ferreira, dizendo que ela é vítima de inveja e de preconceito por ser uma mulher bem sucedida. E questionou por que razão Catarina Furtado não recebe o mesmo tipo de comentários negativos, apesar de também mostrar a sua vida privada nas redes sociais. Segundo ele, Catarina Furtado está a aproveitar a sua nova condição de solteira para se divertir e para explorar o mundo, tal como Cristina Ferreira fez quando se separou.
Mas será que esta é uma análise justa e respeitosa? Será que Catarina Furtado está mesmo a fazer “vadiagem, passeio e festas”, como disse Léo Caeiro? Ou será que ela está apenas a ser feliz e a partilhar a sua felicidade com os seus fãs? Será que as mulheres têm que se esconder ou se limitar depois de uma separação? Será que há um duplo padrão na forma como se avalia o comportamento das mulheres famosas?
Estas são algumas questões que se podem colocar a partir deste tema, que gerou muita polémica e muitas reações nas redes sociais. Muitos internautas manifestaram o seu apoio a Catarina Furtado, elogiando a sua beleza, a sua simpatia e a sua profissionalismo. Outros criticaram Léo Caeiro pela sua falta de sensibilidade e de bom senso. E houve ainda quem aproveitasse para pedir o regresso de Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, ao painel de comentadores do reality show Big Brother.
Neste post, vamos analisar as diferentes perspetivas sobre este assunto e tentar perceber o que está por trás desta polémica. Será que Catarina Furtado está mesmo a mudar o seu registo ou será que ela sempre foi assim e só agora é que se sente mais livre para se expressar? Será que há uma diferença entre mostrar o corpo e mostrar a personalidade? Será que há uma forma certa ou errada de lidar com uma separação? Será que as mulheres têm que seguir um determinado padrão para serem aceites pela sociedade? Será que há espaço para a diversidade e para a individualidade no mundo dos famosos?