Após um caso suspeito de peste negra, uma cidade chinesa emitiu um alerta de saúde de nível 3. Há um possível caso de peste bubónica e um pastor foi internado num hospital por esse motivo.

O mesmo encontra-se em isolamento e em situação estável, de acordo com informação da Comissão Municipal de Saúde da cidade de Bayannur.

A escala vai de 1 a 4, o nível um é o mais alto e o quatro o mais baixo e em comunicado, o executivo municipal solicitou que as pessoas tivesse cuidados redobrados na prevenção do contágio exigindo que não sejam consumidos animais que possam causar infeções pela doença.

Os cidadão devem ainda informar caso encontrem encontrarem marmotas ou outros animais doentes ou mortos. Estes animais e outros pequenos mamíferos carregam pulgas infetadas com a bactéria yersinia pestis, que causa a peste bubónica e pneumónica. Também caça de animais que podem transportar a doença está proibida.

Os sintomas costumam aparecer após um período de um a sete dias e se não tratada a doença possui uma taxa de letalidade entre 30% e 60%.