A campeã de Karate na Europa é de nacionalidade portuguesa e chama-se Ana Rita Oliveira. A jovem brilhou no 46° Campeonato Europeu de Karate que terminou há uns dias.

O Karaté (Kara = vazio; Te = mão), é a arte marcial das mãos vazias.

A sua aprendizagem assenta em quatro grandes linhas ou vectores: Kihon, ou treino das técnicas base, Kata, como dimensão formal dos exercícios base, Kumite, formas de combate com diversas variantes consoante o nível do karateca e Bunkai – aplicação das técnicas utilizadas nos Kata.

Portugal continua assim a somar uma panóplia de medalhas em vários desportos ultimamente.

Terminou a 10 de fevereiro o 46° Campeonato Europeu de Karate e o nosso país fechou a competição com uma magnífica chave de ouro. Ana fez tocar o hino de Portugal, quando subiu ao pódio.

Na modalidade de kumite +68kg a atleta venceu a turca Eda Eltemur. A vitória foi difícil já que a conquistou faltando apenas quatro segundos para terminar.

Sagrou-se assim campeã Sub21 +68kg, levando a medalha de ouro. De referir que ela por perder por 1-0 Ana Oliveira conquistou os preciosos três pontos que lhe deram a vitória quando faltavam apenas quatro segundos para terminar o combate.

Esta não foi a única vitória de Portugal, já que para o nosso país vieram também três medalhas de bronze obtidas por Natacha Fernandes, Martin Sousa e Pedro Carvalho.

Ana Rita Oliveira é atleta do Ginásio Vilacondence e já conquistou o título nacional por 7 vezes.

Os karatecas lusos já regressaram a Portugal e confessaram estar orgulhosos pelo feito.

Relembre-se que esta é a quarta medalha conquistada pela armada lusa na Dinamarca, juntando-se aos bronzes de Natacha Fernandes, Martin Sousa e Pedro Carvalho.

Parabéns a Ana Oliveira pelo feito e que seja o exemplo para muitos outros atletas de todas as categorias. Portugal tem profissionais de excelência é é preciso nunca esquecer isso mesmo!