Avós que cuidam dos netos vivem mais tempo, apontam os dados do Berlin Aging Study –uma investigação multidisciplinar de 516 idosos entre 70 e 100 anos que vivem na antiga Berlim Ocidental estudo.

Para os avós, não existe nada melhor do que cuidar dos seus netos, e ainda bem, pois de acordo com um estudo publicado na revista académica Evolution and Human Behavior, os avós que cuidam dos seus netos vivem mais tempo.

Para o Dr. Ronan Factora, um geriatra em Cleveland, Ohio. “Existe uma ligação entre fornecer esse cuidado e reduzir o stress. Se fornecer esses cuidados aos [netos] e aos outros … é uma maneira de reduzir o stress, essas atividades devem ser benéficas para os que são avós e fornecem esses cuidados.”

Este resultado prende-se pelo facto de cuidar das crianças trazer diversos benefícios para a saúde, tanto físicos como psicológicos, tais como:

• permanecer fisicamente, mentalmente e socialmente ativo;
• proporcionar um senso de propósito, que leva à felicidade;
• prevenir a depressão que pode resultar do isolamento social.

Há que ter atenção que cuidar de uma criança também pode ser um pouco stressante, por isso convém ter algum cuidado em não exagerar no tempo em que deixamos os avós a tomarem conta das crianças para não se tornar demasiado cansativo.

Ainda assim, a verdade é que não existe ninguém que faça pelas crianças o que fazem os avós. Então, se tens filhos e se os seus avós ainda são vivos, aproveita para os deixares tomar conta deles enquanto ainda podes.