“Os animais não são ‘coisas’ […] a lei não resulta em condenações”. Rodrigo Guedes de Carvalho é jornalista da SIC sempre se mostrou um grande defensor da causa animal.
O pivô da SIC fez uso das suas redes sociais para fazer uma reflexão sobre o assunto: “Há uns anos fiquei muito contente quando vi escrito na lei portuguesa que maltratar animais, abandonar os animais, espancar animais, deixá-los à sua sorte nos caixotes do lixo, ao frio, ao calor terrível, tudo isso passaria a ser crime”, disse.
Rodrigo Guedes de Carvalho lamenta ainda que os animais não sejam vistos como seres vivos: “O problema é que apesar das denúncias corajosas que vão aparecendo, a lei não resulta em condenações. Porquê? Porque a Constituição opera num travão. Não deveria ser preciso nesta altura, o Portugal do novo milénio explicar que os animais não são coisas. Não perceber isto é não perceber o que é ser humano”, disse.
Os comentários nãos e fizeram esperar: “🙏 O grande problema deste país passa por não haver reformulação da Justiça, no geral! Tem que haver castigo para o crime, seja ele qual fôr! Ponto! Aplicar penas mas aplicar mesmo! Castigar mesmo! Prender mesmo!!! 😡” ,“👏👏👏👏 Bem – Haja Rodrigo pelo seu testemunho 🙏❤️”, ou “Quem não gosta de animais ainda não descobriu o que é o amor .”, são alguns dos comentários.